Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 31/07/2023
Divulgação do resultado da avaliação: 09/08/2023




I – Instruções para envio de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu [Meus Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Escolha a modalidade do trabalho: 

- Apresentação Oral;

- Pôster Eletrônico (e-pôster)

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 

 



II - Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

• Os resumos de Pôster - Relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto e nem devem ser traduzidas.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

Não inclua no resumo imagens (materiais fotográficos, exames de imagem etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.

• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave;

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

 

 



III - Informações importantes

• O prazo para submissão dos resumos é: 31/07/2023.

O resumo deve ser submetido em inglês, português ou espanhol.  Resumos submetidos em outros idiomas serão desconsiderados. E é fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser motivo de rejeição do trabalho.

• Para receber o certificado após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.

• Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores.

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 09/08/2023.

• O responsável pelo envio do trabalho deve estar inscrito no congresso.

 A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

• A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

 

 



IV - Temas

Para fins de análise e programação, os resumos deverão indicar uma área temática.

» Anestesia ambulatorial
» Anestesia regional
» Cardiovascular
» Dor
» Farmacologia
» Obstetrícia
» Pediatria
» Temas Variados
» Vía aérea


V - Instruções para trabalhos aprovados - Apresentação Oral

  • A apresentação oral deverá ser feita em 05 minutos, havendo mais 05 minutos para discussão.

  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 horas ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

  • O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template padrão.

  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Meus Trabalhos] e previamente estipulado no programa científico do congresso. Considere a instrução específica deste menu para o trabalho aprovado - no Campo "Apresentação". [EM BREVE]

  • Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.



VI - Instruções aos Trabalhos Aprovados - Pôster eletrônico

  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [CLIQUE AQUI] PARA SER REDIRECIONADO OU COPIE E COLE O LINK A SEGUIR NO SEU NAVEGADOR: https://e-poster.com.br/clasa2023 
  • Prazo de envio: 05/09/2023 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima. Os trabalhos aprovados ficarão em exposição durante todo o período do congresso. 
  • A emissão do certificado eletrônico é condicionada ao envio do arquivo do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
  • Todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres eletrônicos aprovados em qualquer um dos dez totens disponíveis. Os resumos podem ser encontrados por CÓDIGO, TÍTULO E ÁREA. Cada resumo tem um link para acessar o arquivo do pôster eletrônico.

ATENÇÃO: O código do trabalho pode ser localizado no menu [MEUS TRABALHOS] ao lado esquerdo do título do trabalho, na área do autor responsável pela submissão.

  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).
  • Todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não haverá apresentação, mas você pode conferir os trabalhos durante os intervalos e interagir com os participantes.


VII - Premiação

Serão atribuídos os seguintes prémios:

Prémio Científico “Dr. Jaime Wikinski”

• A CLASA estabelece o prêmio “Dr. Jaime Wikinski" que será concedido ao autor do melhor trabalho de pesquisa científica em anestesia regional apresentado por um Membro de uma Sociedade a ela filiada durante o Congresso CLASA BRASIL 2023.

• A comissão de avaliação dos temas livres, em conjunto com a Comissão Científica, decidirá e atribuirá o Prémio ao melhor trabalho.

• O Prêmio consistirá em um certificado e três inscrições gratuitas ao Congresso CLASA 2025 e será entregue pelas Autoridades do Congresso na Cerimônia de Encerramento.

Prêmio CLASA Científico “Dr. José Delorme”

• A CLASA estabelece o prêmio “Dr. José Delorme" que será concedido ao autor do melhor trabalho de pesquisa científica apresentado por um Membro de uma Sociedade a ela filiada durante o Congresso da CLASA, RIO DE JANEIRO 2023.

• A comissão de avaliação dos temas livres, em conjunto com a Comissão Científica e decidirá e atribuirá o Prémio ao melhor trabalho.

• Os trabalhos serão inéditos e originais, relacionados à anestesiologia ou intimamente ligados a ela.

• O Prêmio consistirá em um certificado e três inscrições gratuitas ao Congresso CLASA 2025 e será entregue pelas Autoridades do Congresso na Cerimônia de Encerramento. 

Prêmio SBA 2023 “Dr. Antonio Vanderlei Ortenzi”

• A SBA estabelece o “Dr. Antonio Vanderley Ortenzi" ao autor principal dos três melhores temas livres apresentados por Membro de Sociedade a ela filiada durante o Congresso da CLASA, RIO DE JANEIRO 2023.
• • A Comissão de Avaliação dos Temas Livres, em conjunto com a Comissão Científica, decidirá e atribuirá o Prémio aos três melhores trabalhos.
• • O Prêmio consistirá em certificado e inscrição gratuita para o primeiro, segundo e terceiro colocados no Congresso Brasileiro de Anestesiologia 2024 e será entregue pelas Autoridades do Congresso na Cerimônia de Encerramento.

 

 



VIII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do Congresso.

 



IX - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e a apresentação do trabalho). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.


Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso. 

 

LOCAL DO EVENTO
HOTEL WINDSOR OCEÂNICO

R. Martinho de Mesquita, 129 - Barra da Tijuca,
Rio de Janeiro - RJ, 22620-220


Realização e Organização

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